HISTORIA 3 ANO

1° Guerra Mundial

No início do século XX, a Europa vivia um período denominado Belle Époque graças à modernização que estava ocorrendo naquela região. Entretanto, com a unificação da Itália e da Alemanha, começou uma corrida para dominar as colônias na África e isso causava uma tensão naquele continente.

guerrapbA Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 28 de julho de 1914 e 11 de novembro de 1918. Essa guerra alterou para sempre o mapa geopolítico na Europa e no Médio Oriente. Participaram do conflito, a Tríplice Entente (esse nome surgiu da frase Entente Cordiale que significa Entendimento), que era liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo e Estados Unidos. A outra parte do conflito era formada pela chamada Tríplice Aliança, que era liderada pelo Império Alemão, Império Austro – Húngaro e Império Turco-Otomano.

 
 
 
 
 Antecedentes

Ainda no século XX, vários problemas atingiram as nações europeias e alguns países não estavam satisfeitos com a partilha da África e da Ásia, que ocorreu no final do século anterior. Países como a Itália e a Alemanha não participaram do processo neocolonial. Entretanto, países como França e Inglaterra podiam explorar colônias que possuíam muitas matérias-primas e riquezas. A insatisfação desses países pode ser considerada como uma das causas para o início da Primeira Guerra Mundial.

Havia, entre os países europeus, uma enorme concorrência pelos mercados consumidores e isso causou um conflito de interesses. Ao mesmo tempo, eles começaram a realizar uma corrida armamentista para se proteger caso ocorresse algum ataque. Essa reunião de material bélico por cada país deixava o outro apreensivo e querendo ter mais armas do que o país vizinho. Um outro problema eram as consequências da Guerra Franco Prussiana, onde a Alemanha tomou da França a região Alsácia-Lorena. Os franceses desejavam tomar a região de volta.

Um outro fato que foi decisivo para os rumos dessa guerra foi o pangermanismo e o pan-eslavismo. Os germânicos eram muito nacionalistas e queriam que todos os países de origem germânica se unissem em uma só nação. Os eslavos desejavam o mesmo.

canhãovermelhoOutros fatores que contribuíram para a guerra:


  • Construção da estrada de ferro Berlin-Bagdá, porque sua construção iria colocar a Alemanha com acesso aos lençóis petrolíferos do Golfo Pérsico. Isso era uma ameaça à comunicação da Inglaterra com seu Império;
  • Nacionalismo da Sérvia;
  • Crise em Marrocos, pois países como a Alemanha, Inglaterra e França brigavam por essa região;
  • Guerra balcânica.

 

Início e Guerra das Trincheiras

O fato que iniciou o conflito foi a morte do arquiduque da Áustria, Francisco Fernando e sua esposa, a condessa boêmia Sofia Chotel. Eles foram mortos por um nacionalista sérvio chamado Gavrilo Princip, em Sarajevo. Com a sua morte, começaram as hostilidades entre Áustria-Hungria e a Sérvia, pois o arquiduque era herdeiro do trono austro-húngaro. É importante ressaltar que os principais fatos que foram realmente importantes para o começo da guerra foram as rivalidades econômicas entre os países europeus e o espírito nacionalista que crescia em cada país. Além disso, a corrida armamentista criou alianças entre os países que se dividiram da seguinte forma: a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente.

canhãopequenoA Tríplice Aliança é fruto de um pacto entre a Alemanha, Áustria-Hungria e Itália com o intuito de combater um possível ataque da França. Já a Tríplice Entente era a aliança entre a França, Rússia e Grã-Bretanha. Após a morte do arquiduque Francisco Fernando, a Áustria declarou guerra à Sérvia em julho de 1914. Ao mesmo tempo, a Rússia se posicionou contra a Áustria e Alemanha e declarou guerra em 01 de agosto. Dois dias depois, era a vez da Alemanha declarar guerra contra a França. No dia 04 de agosto, foi a vez do governo britânico declarar guerra aos alemães. A Itália somente iria declarar guerra em 23 de maio de 1915  e os Estados Unidos entraram na guerra em 06 de abril de 1917.

Guerra das Trincheiras


Esse confronto iniciou-se quando as tropas britânicas, francesas, australianas e neozelandesas desembarcaram em Gallipoli, no dia 25 de abril de 1915, com o intuito de tomar o estreito de Dardanelos após invadir a Turquia. Foi uma luta cruel que chegou a causar perdas de até 50% de cada lado. Os aliados somente saíram do local no início de 1916.

paiseseuropeusOs confrontos na Europa eram divididos em três frentes: a ocidental ou franco-belga, a oriental ou russa e a meridional ou sérvia. Posteriormente, novas frentes foram surgindo com a inclusão do Império otomano, Itália e da Bulgária. Na frente ocidental, o plano alemão era que a França fosse derrotada rapidamente por meio de uma “guerra relâmpago”; enquanto isso, alguns soldados alemães e as tropas austro-húngaras realizariam a contenção do leste, ou seja, invadir a Rússia. Ao perceber que a invasão da capital da França parecia evidente, o governo francês transferiu-se para a cidade de Bordeaux.

As tropas francesas, comandadas pelo general Joseph Joffre, atacaram os alemães e cercaram a capital francesa. Na chamada Batalha do Marne, que ocorreu entre 06 e 09 de setembro de 1914, as tropas alemãs ainda estavam entrincheiradas com cada um em sua linha de frente. Essa luta ficou conhecida como guerra de trincheiras ou de “exaustão” porque em três anos, não houve mudanças nessas linhas de frente.

Em 1915, os exércitos austro-alemães expulsaram as tropas russas da Polônia e Lituânia e conquistaram os limites da Rússia, que passou a ter problemas devido a falta de homens para lutar e dificuldades com os suprimentos. A Áustria invadiu a Sérvia por três vezes no ano de 1914 e perdeu todas elas. A Bulgária declarou guerra à Sérvia em outubro de 1915 e a entrada do Império Otomano na Primeira Guerra Mundial ocorreu no dia 29 de outubro de 1914. Em dezembro, os turcos começaram a invadir a zona russa. Com isso, a Rússia pediu aos britânicos que realizassem uma ofensiva no Estreito de Dardanelos, para que eles se distraíssem; porém, a Campanha ocorreu e Gallípoli fracassou.

A Guerra
1916: Período de estagnação da guerra

Com a vitória ocorrida em 1915, a Alemanha iniciou sua ofensiva nas operações da frente ocidental.  Posteriormente, ocorreu a Batalha de Somme, onde os aliados atacaram e os britânicos, utilizando carros de combate mais modernos. Enquanto isso, na frente oriental, a Rússia atacou os austríacos. Como consequência desse ataque, a Romênia entrou na guerra para apoiar os aliados em agosto de 1916. As tropas austro-alemães invadiram a Romênia no final daquele ano e no início de 1917, ela já estava tomada.

caminhaodeguerra Já a frente que era liderada pela Itália, durante o ano de 1916, ficava concentrada na 5 batalha do Rio Isonzo e junto à ofensiva austríaca, em Trentino. Enquanto isso, forças aliadas começaram a intervir na política da Grécia, durante o ano de 1916. Nos Balcãs, ocorreram dois ataques naquele ano: a Sérvia e Itália realizaram um ataque conjunto contra as tropas búlgaras e alemãs e ainda uma ofensiva conjunta à Macedônia. Além disso, houve o confronto naval mais importante da guerra que foi denominada a batalha da Jutlândia, entre a Frota Britânica e a Frota de Ultramar Alemã. O confronto naval foi vencido pelos britânicos.

1917: Entrada dos Estados Unidos

Até 1917, os Estados Unidos permaneceram neutros em relação àPrimeira Guerra Mundial; porém, quando a Alemanha anunciou que iniciaria uma guerra submarina, os EUA cortaram relações diplomáticas com o país. Eles declaram guerra aos alemães em 06 de abril daquele ano. Com sua entrada na guerra, o país enviou para a Europa a Força Expedicionária Americana (AEF).

soldadosVários países da América Latina apoiaram a entrada do país no conflito. O Brasil começou a participar da guerra em outubro de 1917, após alguns navios terem afundado. Enviaram para apoiar os aliados, uma divisão naval. Para a França, foi encaminhada uma missão médica, aviadores brasileiros que faziam o patrulhamento do Atlântico e alguns navios brasileiros fizeram o transporte de soldados americanos até a Europa.

Nesse ano, os aliados lançaram ofensivas para desfazer as linhas da Alemanha na frente ocidental. O primeiro ataque foi contra a linha Hindenburg e a segunda, eles tentaram passar as posições alemãs em Flandres. Várias batalhas passaram sem que ocorresse algum avanço das tropas aliadas. Por outro lado, a Alemanha fracassava na guerra submarina.

Em março de 1917, ocorreu a primeira fase da Revolução Russa e a abdicação do czar Nicolau II. Com isso foi implantado um governo provisório no país. A Alemanha passou a ocupar cidades que pertenciam a Rússia e diversas ilhas russas do mar báltico. No dia 20 de novembro, os russos solicitaram dos alemães que eles cessassem as hostilidades e no dia 15 de dezembro, Rússia, Áustria e Alemanha assinaram um documento para acabar com a luta na frente oriental.

Na frente balcânica, começaram a invadir a Grécia e isso culminou com a abdicação de Constantino I. No dia 27 de junho, os gregos declaram guerra aos impérios centrais. Já no Oriente Médio, as forças britânicas ocuparam Bagdá e Jerusalém.

1918: O final do conflito

caçasdeguerraEm 03 de março de 1918, a Rússia colocava um fim na guerra contra os impérios centrais por meio do Tratado de Brest-Litovsk. Posteriormente, a Romênia assinou o Tratado de Bucarest e nele cedia para a Alemanha e Áustria-Hungria vários territórios. No entanto, as lutas que ocorriam nos balcãs foram desastrosas para os impérios centrais, pois uma tropa de mais de 700.000 soldados aliados realizaram uma ofensiva contra os alemães, austríacos, búlgaros e sérvios.
 
Os búlgaros foram derrotados e assinaram um armistício. Com a derrota, ocorreram revoluções no Império Austro-Húngaro e esse também assinou um armistício. Consequentemente, Carlos I abdicou e em 12 de novembro ocorreu a proclamação da República da Áustria.

A frente turca também abdicou da guerra, pois os britânicos ocuparam o Líbano e a Síria, tomando Damasco e outros pontos importantes. A marinha da França ocupou a cidade de Beirute e assim o governo otomano solicitou a retirada da guerra. Ainda no início daquele ano, os alemães resolveram tomar Paris; entretanto, foram impedidos pelos franceses e americanos. Com a derrota da Alemanha, destronaram o rei da Baviera e o imperado Guilherme II abdicou-se do  governo. Ocorreu a proclamação da República de Weimar na Alemanha e eles enviaram uma comissão para que negociassem com os aliados.
 
Em novembro de 1918, a Alemanha assinou com os aliados sua saída da guerra; porém, teve que se submeter às condições que foram impostas por eles.
 
Consequências da Primeira Guerra Mundial
  • Mais de 60 milhões de homens participaram da guerra;
  • Cerca de 9 milhões de pessoas morreram e mais de 20 milhões ficaram feridos;
  • Na Rússia, ocorreu a Revolução Socialista;
  • Início da revolução pela igualdade feminina, pois as mulheres assumiram os postos de trabalho porque todos os homens estavam na guerra;
  • A Europa entrou em declínio;
  • A América do Norte inicia sua ascensão com o crescimento dos Estados Unidos como uma grande potência;
  • Início dos regimes autoritários como o nazismo e fascissoldadoarmadomo;
  •  Crise econômica em países como a Rússia, Itália e Alemanha;
  • O Império Turco-Otomano foi acusado de genocídio por terem dizimado a população armênia durante a guerra.
 
Tratado de Versalhes

É um tratado de paz que serviu como base para o encerramento da Primeira Guerra Mundial e foi como a continuação do armistício que havia ocorrido no final de 1918. Dentre as diversas imposições no tratado, um dos mais importantes era que a Alemanha era responsável pelos problemas causados na guerra e, com isso, teria que realizar reparações em algumas nações da Tríplice Entente. Além disso, os alemães perderiam partes do seu território, algumas colônias que possuía, restrições no seu exército e indenização a ser paga devido aos diversos prejuízos ocorridos em decorrência da guerra.

guerraecarrosO tratado foi assinado em 28 de julho de 1919, pela República de Weimar, que também teve que reconhecer a independência da Áustria. O Tratado de Versalhes causou humilhação para os alemães e diversas crises, como a desvalorização de sua moeda, desemprego e inflação. Esses problemas internos que eles enfrentaram após o tratado contribuíram para sua queda e para o crescimento do nazismo e a ascensão de Adolf Hitler, rumos que levariam a uma Segunda Guerra Mundial.

Efeitos da 1° Guerra Mundial no Brasil

O país passava por um crescimento industrial (Veja mais informações sobre a Revolução Industrial); porém, com o início da guerra, o Brasil passou a investir menos nas indústrias. A produção teve uma expansão, mas elas sofriam com a falta de matérias-primas, máquinas e equipamentos importados. Com isso, o governo começou a incentivar o crescimento industrial para que ele se tornasse mais diversificado e esse incentivo continuou durante a década de 20.

Durante a guerra, o país se beneficiou oferecendo matérias-primas para os países que estavam em guerra. Produtos como café, cacau e açúcar eram enviados. Porém, o produto mais exportado nessa época foi a borracha.

Santos
Dummont

Alberto Santos Dummont nasceu em 20 de julho de 1873, em um distrito de Barbacena, que viria a ser chamado de Palmira, em sua homenagem. Ele é considerado o inventor do avião e após diversos testes, em 1906, ele voou com o 14-Bis por uma distância de 60 metros, no Campo de Bagatelle. Foi um fato histórico, noticiado pela imprensa na época. Em 1909, com a saúde debilitada, ele realizou seu último voo naquele ano e fechou sua oficina no ano seguinte.

aeroplanoCom o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, começaram a utilizar aeroplanos na guerra e esse fato o entristeceu ao ver sua invenção para uso bélico. No ano de 1926, ele solicitou à Liga das Nações que impedisse o uso dos aviões nas guerras. Após idas e vindas, Santos Dumont retornou ao Brasil em 1928, para ser homenageado; porém, um hidroavião que iria homenageá-lo sofreu um acidente que deixou vítimas. Esse fato o abateu e ele voltou para a França. Ele suicidou-se em 1932, aos 59 anos de idade, e isso pode ter sido uma consequência da Revolução Constitucionalista, que ocorria na época, e utilizavam aviões durante o combate.

Filmes e Curiosidades
Filmes

A Batalha de Passchendaele (Passchendaele, 2008)
Origem: Canadá.
Duração: 114 minutos.


Sinopse:
O filme retrata a história do Sargento Michael Dunne, que foi ferido na França e volta para  Calgary traumatizado. Ele se apaixona pela enfermeira Sarah, do hospital militar de sua cidade. Porém, quando David, o irmão de Sarah, se alista para lutar na guerra, ele resolve voltar à França pra protegê-lo. Eles são enviados para combater a terceira batalha de Ypres, com muitos obstáculos e é conhecida por “Passchendaele”.

monumentosdeguerra.jpAnjos do Inferno (Hell's Angels, 1930)<br />Origem: Estados Unidos.<br />Duração 127 minutos.</b><br /><br /><font color=
 Anjos do Inferno (Hell's Angels, 1930)
Origem: Estados Unidos.
Duração 127 minutos.
 
 
Sinopse: Quando começa a Primeira Guerra Mundial, dois irmãos alistam-se na RAF. Eles trabalhavam como voluntários em uma missão de bombardeio. De um lado, está o Monte, um dos irmãos, que está tentando ser menos covarde e do outro, está seu irmão Roy, que tenta protegê-lo.

Guerreiros do Inferno (Deathwatch, 2002)
Origem: Alemanha/Reino Unido.
Duração: 94 minutos.


Sinopse: O filme retrata homens que são de uma companhia e estão em território inimigo. Ele passa em 1917 e eles encontram refúgio em uma trincheira alemã. Porém, nesse local, eles terão que passar por problemas piores que a própria guerra.

Rin Tin Tin – O filme (Finding Rin Tin Tin, 2007)
Origem: Bulgária/Estados Unidos.
Duração: 90 minutos.


Sinopse:
Na Primeira Guerra Mundial, na França, um soldado americano, ao encontrar uma família de cachorros, decide que vai ficar com o filhote Rin Tin Tin. Porém, o cachorro não desperta a simpatia de general e do cozinheiro do quartel. Um menino, chamado Jacques, cuida do cachorro e com ele envolve-se em muitas confusões.

O Amor Não Tem Regras (Leatherheads, 2008)
Origem: Estados Unidos.
Duração: 114 minutos.


Sinopse: O personagem Dodge Connoly trabalha com um time de futebol americano que não faz sucesso. Ele é um jogador veterano e convence um jovem estudante a participar do elenco. Quando Dodge percebe o talento dele, arma um plano em que iria apresentar esse garoto como um herói. Ele decide falar que ele, sozinho, conseguiu render militares alemães na Primeira Guerra Mundial.

fogocruzadoCuriosidades

-Invenção dos relógios de pulso: o brasileiro Santos Dumont inventou esse tipo de relógio. Ele precisava cronometrar o tempo de voo de seus aviões; porém, naquela época, eles ficavam presos a uma corrente no bolso da calça.
 
Com a dificuldade que tinha em retirar o relógio, por várias vezes, Santos Dumont pediu a um joalheiro que lhe fizesse um modelo que pudesse ser colocado no braço para que ele pudesse olhar com mais facilidade para as horas. Em março de 1094, foi apresentado o que é considerado o primeiro relógio de pulso do mundo. O uso intensivo desse objeto ocorreu principalmente com a Primeira Guerra Mundial, porque os soldados precisavam saber as horas com mais praticidade.

-Os soldados europeus tiveram a ideia de utilizar uma peça de roupa confortável e leve para enfrentar os dias quentes durante a Primeira Guerra Mundial. Os soldados americanos, que usavam um uniforme pesado feito de algodão, levaram esse achado para seu país e a roupa começou a ser usada pela marinha e o exército em 1942. Essa peça recebeu o nome de T-shirt (camisa T, nome dado por causa de seu formato);

-A química entrou nos campos de batalha. Em 1915, um cientista espalhou gás cloro em um front que se encontrava em uma cidade belga e isso causou a morte de muitos soldados. O gás cloro é um gás sufocante e provoca um edema, levando a vítima a óbito;

-O paraquedas portátil foi inventado pela alemã Katharina Paulus e esse invento ajudou a manter a vida de milhares de observadores da artilharia durante a Primeira Guerra Mundial. Ela recebeu a Cruz de Honra ao Mérito, graças a sua ajuda na guerra.

-Durante a guerra, foram utilizados os dirigíveis, mais conhecidos como Zeppelins. Eles eram usados pela Alemanha para bombardear Paris e cidades da Inglaterra.
FONTE: http://primeira-guerra.info

Segunda Guerra Mundial

  Hitler, Mussolini, Stálin e Roosevelt, as principais lideranças da Segunda Guerra
Hitler, Mussolini, Stálin e Roosevelt, as principais lideranças da Segunda Guerra
 


Por Cristiana Gomes
CAUSAS

Podemos dizer que uma das principais causas da Segunda Grande Guerra foi o Tratado de Versalhes.

Esse Tratado, assinado em 1919 e que encerrou oficialmente a Primeira Grande Guerra, determinava que a Alemanha assumisse a responsabilidade por ter causado a Primeira Guerra e obrigava o país a pagar uma dívida aos países prejudicados, além de outras exigências como o impedimento de formar um exército reforçado e o reconhecimento da independência da Áustria. Isso é claro, trouxe revolta aos alemães, que consideraram estas obrigações uma verdadeira humilhação.

O INÍCIO DA GUERRA

Um conflito sangrento que deixou danos irreparáveis em toda a humanidade.

Uma guerra entre Aliados e as Potências do Eixo.

China, França, Grã-Bretanha, União Soviética e EUA formavam os Aliados, enquanto que Alemanha, Japão e Itália formavam as Potências do Eixo.

Estes últimos tinham governos fascistas e tinham por objetivo dominar os povos, que na opinião deles eram inferiores, e construir grandes impérios.

NOTA

Na Europa surgiram partidos políticos que pregavam a instalação de um regime autoritário. Esses partidos formavam um movimento denominado Fascismo.

Os fascistas acreditavam que a democracia era um regime fraco e incapaz de resolver a crise econômica. O país precisava de um líder com autoridade suficiente para acabar com a “bagunça” instalada, promovida por grevistas, criminosos e desocupados.

PRINCIPAIS DITADORES FASCISTAS

- Benito Mussolini: Itália.
- Hitler: Alemanha (Os fascistas alemãs eram chamados de nazistas).
- Franco: Espanha.

PRINCIPAIS IDÉIAS FASCISTAS
- Anticomunismo
- Antiliberalismo (os fascistas defendiam um regime ditatorial)
- Totalitarismo (o indivíduo deve obedecer ao Estado)
- Militarismo e Culto à violência (a guerra era considerada a atividade mais nobre do homem).
- Nacionalismo xenófobo (xenofobia: ódio a tudo que é estrangeiro)
- Racismo

Na Alemanha, Hitler queria formar uma “raça ariana”, ou seja, uma raça superior a todas as outras.

O início da guerra se deu quando Hitler invadiu a Polônia em setembro de 1939.

A razão desta invasão foi o fato da Polônia ter conseguido (através do Tratado de Versalhes) a posse do porto de Dantzig. Hitler não queria isso, ele queria que Dantzig fosse incorporada à Alemanha.

Nos primeiros anos da guerra, as Potências do Eixo levaram vantagem.

A Alemanha tomou a Polônia, Bélgica, Noruega, Dinamarca e Holanda.

Em 1940 a França se rendeu e em seguida foi a vez da Romênia, Grécia e Iugoslávia.

A Inglaterra foi bombardeada, porém resistiu.

Hungria, Bulgária e Romênia se uniram às Forças do Eixo.

Em 1941, o Japão atacou Pearl Harbor e partia para dominar a Ásia. Dias depois Hitler declarava guerra aos EUA.

A entrada dos americanos na guerra reforçou o lado dos Aliados, pois os EUA possuíam uma variedade de recursos bélicos.

Hitler já se achava vencedor, quando as coisas começaram a mudar.

O líder nazista achava que a URSS ainda era um país atrasado e cheio de analfabetos, ele não tinha idéia que o país havia crescido e se tornado uma grande potência.

Ao ordenar o ataque à URSS, os nazistas se depararam com uma grande muralha ofensiva e pela 1ª vez se sentiram acuados.

AS PERDAS NAZISTAS E O FIM DA GUERRA

O final da guerra começou quando Hitler deslocou suas tropas em direção ao Cáucaso, fonte de petróleo da URSS, pois foi nessa região que aconteceu a Batalha de Stalingrado (entre setembro de 1942 e fevereiro de 1943), que deixou mais de um milhão de nazistas mortos. A Batalha de Stalingrado é considerada a maior derrota alemã na guerra.

O Exército Vermelho Soviético foi vencendo e empurrando os nazistas de volta à Alemanha, como vingança os nazistas queimavam e matavam tudo que viam pela frente.

A tentativa de ocupar Stalingrado foi frustrada e o restante do exército que lutava nessa frente rendeu-se aos russos em 1943. Essa vitória trouxe novos rumos ao conflito. As Potências do Eixo perderam 2 países (Marrocos e Argélia) e em junho de 43 os Aliados conquistaram a Sicília.

Todas estas vitórias trouxeram conflitos internos entre os fascistas e estas divergências acabaram por afastar Mussolini do poder. O seu lugar foi assumido pelo Rei Vítor Emanuel que em 1943 assinou um armistício (trégua) com os Aliados e declarou guerra à Alemanha.

No dia 6 de junho de 1944 – chamado o Dia D – os aliados tomaram a Normandia e o cerco alemão sobre a França foi vencido.

Em agosto os Aliados libertaram Paris.

A alta cúpula alemã já previa a derrota, mas Hitler não aceitava esta verdade.

No mesmo ano, querendo dar fim à guerra, oficiais nazistas tentaram matar Hitler num atentado a bomba, mas falharam.

A guerra prosseguia com vários ataques dos aliados e os alemães já sentiam que o fim estava próximo.

Em abril de 45, tropas aliadas – americanas, inglesas e russas – invadiram a Alemanha.

Mussolini foi capturado ao tentar fugir para a Suíça. Ele foi condenado ao fuzilamento. Sua morte se deu no dia 28 de abril de 1945, 2 dias depois Hitler se suicida e no dia 8 de maio a Alemanha se rende.

Embora a guerra tenha terminado na Europa, ela continuava no pacífico e na Ásia. O Japão sofria derrotas diante dos EUA, já que não podia competir com os armamentos norte-americanos.Os japoneses estavam quase se rendendo quando

no dia 6 de agosto de 45, os EUA jogaram uma bomba atômica em Hiroshima e 3 dias depois, foi a vez de Nagasaki ser destruída pela bomba.

O lançamento das bombas causou a rendição dos japoneses.

O HOLOCAUSTO

Os nazistas eram anti-semitas. Eles odiavam judeus e queriam eliminá-los para garantir a superioridade da raça ariana.

Os judeus foram enviados aos campos de concentração para serem mortos, que no total somavam mais de 6 milhões. O mais famoso campo de concentração foi o de Auschwitz (localizado na Polônia).

Não foram somente os judeus que foram perseguidos. Homossexuais e ciganos também sofreram perseguições e passaram fome.

O BRASIL NA GUERRA

Milhares de soldados brasileiros foram lutar na guerra. Sua participação foi modesta, já que não tínhamos um armamento igual ao dos americanos. Mas a participação dos pracinhas foi tão importante que ao voltarem para o Brasil foram considerados heróis.

CONSEQÜÊNCIAS DA GUERRA

A guerra terminou em 1945 e deixou para trás mais de 40 milhões de mortos e cidades em ruínas, fora os que ficaram mutilados, sem moradia e sem família. Os Aliados instauraram o Tribunal de Nuremberg para julgar os fascistas por crimes de guerra. Os nazistas responsáveis pela morte de judeus ou civis foram condenados à morte ou à prisão perpétua.

Logo após a guerra foi fundada a ONU (Organização das Nações Unidas), localizada em Nova York. Sempre que surge um conflito internacional, o Conselho de Segurança da ONU procura resolver o problema com diálogos e cooperação. Um dos órgãos mais importantes da ONU é a Unicef.

Após a guerra o mundo iniciava uma nova fase histórica: a de reconstrução. Os EUA e a União Soviética saíram do conflito como duas grandes potências mundiais.

Os EUA saíram da guerra como a maior potência mundial.

A URSS ficou em segundo lugar. O país teve 25 milhões de mortos e parte de suas construções sumiu do mapa.

Uma das maiores conseqüências da Segunda Guerra foi a rivalidade entre esses 2 países, rivalidade esta, que resultou na Guerra Fria.

Leia também:

 

FONTE: http://www.infoescola.com/historia/segunda-guerra-mundial/

Translate this Page
Enquete
A ESCOLA DEVE ADERIR AO MAIS EDUCAÇÃO?
SIM
NÃO
Ver Resultados

Rating: 2.2/5 (105 votos)




ONLINE
1








Baixe o Flash Player para executar...